"Eu e minha casa serviremos ao Senhor." Js 24:15
Sem dúvida a declaração acima é uma das mais fortes e importantes da palavra de Deus, proferida por Josué, o grande líder de Israel, que nos traz tantas lições de ânimo e coragem ao assumir o comando do povo de Israel na reta final da conquista de Canaã.
No capítulo final do seu livro, Josué nos surpreende com esta profunda declaração que envolve duas decisões de extrema importância e que poderiam ser traduzidas na seguinte frase: “Fechei com Deus, e não abro mão da minha família”. Josué era um grande pai espiritual, e tinha o conhecimento da transferência e autoridade espiritual com os seus filhos espirituais.
Numa época como a nossa, em que os homens estão colocando Deus de lado e usando o livre arbítrio recebido pelo próprio Deus, escolhendo servir a qualquer deus, é maravilhoso ver e tomar como exemplo este grande líder que depois de uma caminhada de 40 anos com grandes experiências de milagres e livramentos, decide, ou melhor, ratifica a decisão de servir sempre ao Senhor.
A outra coisa que chama a atenção é a decisão de Josué de não servir ao Senhor sozinho, mas também com a sua casa. Sabemos que o diabo tem atacado frontalmente a família, e podemos notar que o seu plano é a destruição total dessa instituição divina, por isso é de extrema importância que tomemos a mesma decisão que Josué tomou, ou seja, eu e minha casa serviremos ao Senhor. Lembrando que família não é somente aquele que tem a mesma linhagem genética, família é todo aquele que você tem apego, (para você ser pai ou mãe não necessariamente os filhos terão de ser biológicos, e nem para ser filhos.) Essa declaração é para todos os filhos espirituais. Ter uma paternidade espiritual é muito importante para todos os cristãos. Pois é pela a paternidade espiritual que recebemos a transferência e a primogenitura, e recebida unção fresca, caráter, e identidade. O pai espiritual não servira ao seu Senhor sozinho, mas vai conduzir todos da sua casa, os filhos espirituais também servirão ao seu Senhor.
Quantas vezes deixamos o inimigo cirandar, usar suas artimanhas e lançar sementes de discórdia e desunião fazendo com que o lar (igreja) e a família (pais e filhos) que deveriam viver em paz e harmonia se transformem em um ambiente horrível de desarmonia e desrespeito, ou seja, num verdadeiro campo de batalha.
É triste verificar também, que não somente no nível de relacionamentos, mas também no aspecto espiritual, o inimigo consegue desestruturar e desestabilizar toda família. Pois, ao invés de todos estarem juntos em adoração ao Senhor, encontram-se em situação espiritual de total desacordo com a palavra de Deus, onde cada um escolhe o “deus” que quer servir.
Portanto queridos, tomemos posição firme, declarando, profetizando e lutando para que em nossa vida e em nossa casa se cumpra o que Josué falou, e que jamais desanimemos, sabendo que quando confiamos no Senhor Jesus Ele salva toda a nossa família.
“Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa”. At 16:31
Thiago D’Luccio
Movimento Fogo Ardente