Mt 3:8) Dêem fruto que mostre o arrependimento!
Nesse capitulo 3 de Mateus vemos João Batista pregando sobre arrependimento, e batizando com água (que é o batismo de arrependimento). Quando João viu os fariseus e saduceus se aproximarem, os chamou de "raça de víboras" E lhes disse para produzirem frutos que mostrem arrependimento.
Os fariseus eram os lideres espirituais da época, e conheciam muito bem as leis e as cumpriam com rigor, ou pelo menos cobravam do povo que as cumprissem. Mas Deus nunca se impressionou com aparência de religiosidade nem com cargos políticos nem religiosos. E João Batista falou com eles com certa dureza, mas mostrando o caminho que eles deviam seguir:
"Produzi frutos que mostrem arrependimento"- disse.
Na verdade ele disse isto porque os fariseus e saduceus estavam no local de batismo, simplesmente para "fugir da ira vindoura" (V 7), como se fosse uma formula ou método para a salvação. Nos dias de hoje vemos apelos generosos e atraentes para que as pessoas "aceitem" Jesus; mas poucos pregam sobre o arrependimento, sobre a cruz, etc. Os apelos são convidativos e cheios de promessas de prosperidade, paz, alegria e vida abundante. Mas eu me pergunto será que estamos levando as pessoas a serem "aceitas" por Jesus? Nós falamos muito em "aceitar" Jesus, mas a salvação consiste em sermos "aceitos" por Ele. E isso só acontece quando mostramos arrependimento verdadeiro.
Eu tenho visto pessoas que se emocionam em cultos "poderosos", onde a musica e os apelos sedutores levam multidões à frente dos púlpitos; mas será que esses são os frutos que Deus espera de nós? Onde estão essas pessoas agora? Será que houve arrependimento verdadeiro? Não será que estamos vendo as pessoas só como números para aumentar o currículo do nosso ministério?
Lc 3:8) Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: 'Abraão é nosso pai'. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.
O fato de alguém se arrolar numa igreja ou denominação não o leva à salvação; ou seja, quando formos questionados sobre nossa salvação não podemos simplesmente dizer -Ah! eu sou batista, ou quadrangular, ou seja lá o que for.
Se houve arrependimento, houve salvação. Se não houve arrependimento, houve simplesmente uma mudança de religião.
Is 30:15) Diz o Soberano, o Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram".
No arrependimento está a salvação. Quando eu tive minha experiência de conversão, a primeira coisa que senti em meu coração foi um profundo arrependimento, e depois, a medida que orava confessando meus pecados, ia sentindo um alivio incrível em meu coração.
Primeiro, veio a tristeza; depois o alivio. Não adianta produzir só tristeza; mas essa tristeza deve produzir arrependimento.
2 Co 7: 9) Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
10) A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
Tudo que Deus faz é com amor, porque esta é a essência dele; Ele é amor. Existem dois tipos de problema em nosso meio, e eles são extremos entre si. O primeiro é aquele que foi citado acima; ou seja, tentar atrair as pessoas para a igreja com apelos suaves e convidativos. E o outro problema é o extremo: quando só apontamos o dedo para as pessoas lhes falando de pecado e condenação, o que muitas vezes é feito com ira e com espírito vingativo. Esse tipo de pregação produz tristeza mas na produz arrependimento. A pessoa acaba se sentindo tão pecador que acha que não tem mais jeito para ela; isso porque não houve amor na mensagem. A cruz é amor; é o ato de amor mais profundo que alguém jamais fez nem fará. Só o nosso Senhor Jesus para realizar isto. O mundo é cheio de competição, inveja, ciúmes, e todo tipo de acusação; o que produz tristeza nas pessoas. Mas esse tipo de tristeza leva à morte. A tristeza segundo Deus não nos prejudica de maneira alguma. No inicio podemos ate ficar revoltados ou angustiados, mas depois vem a paz.
Eu fui conduzido a Deus com muito amor; eu não cria em nada. Muitas vezes durante a minha infância e adolescência fui entristecido por causa de religião e condenação; então me fechei completamente para Deus. As pessoas "do mundo" se fecham porque estão feridas; e os crentes ao invés de levar amor para elas levam religião e condenação. Eu era muito ferido de alma; fechado para Deus mas aberto para o mundo espiritual através das drogas, ocultismo, sexo ilícito, etc. Mas quando me falaram de Jesus, ninguém precisou apontar meus pecados; eles só me falaram de quanto Jesus me amava e o Espírito Santo me convenceu do pecado, da justiça e do juízo. Claro que fiquei triste, mas essa tristeza era algo saudável, algo bom, e a medida que as lagrimas rolavam pela minha face eu me sentia cada vez mais limpo.
Mt 3:11) "Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo".
O batismo de Jesus é o que nos prova, esse fogo prova e depois sela a salvação. Quando somos salvos, temos certeza disso. Eu lembro de uma canção que cantávamos para as crianças: "Quem é salvo e tem certeza diga amém".
HB 10:15) O Espírito Santo também nos testifica a este respeito. Primeiro ele diz:
16) "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor. Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em sua mente"
17) e acrescenta: "Dos seus pecados e iniqüidades não me lembrarei mais"
18) Onde esses pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles.
O Espírito Santo testifica ao nosso espírito que somos salvos. Mas quando somos de Jesus, precisamos a cada dia nos arrepender dos nossos pecados, para tentarmos viver uma vida santa e separada para Deus. Muitas vezes ficamos tristes, mas essa tristeza "vem do alto" para produzir arrependimento; como aconteceu com a igreja de Corinto.
2 Co 7:8) Mesmo que a minha carta lhes tenha causado tristeza, não me arrependo. É verdade que a princípio me arrependi, pois percebi que a minha carta os entristeceu, ainda que por pouco tempo.
9) Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
10) A tristeza segundo Deus não produz, não remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
11) Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.
12) Assim, se lhes escrevi, não foi por causa daquele que cometeu o erro nem daquele que foi prejudicado, mas para que diante de Deus vocês pudessem ver por si próprios como são dedicados a nós.
13) Por isso tudo fomos revigorados.Além de encorajados, ficamos mais contentes ainda ao ver como Tito estava alegre, porque seu espírito recebeu refrigério de todos vocês.
14) Eu lhe tinha dito que estava orgulhoso de vocês, e vocês não me decepcionaram. Da mesma forma como era verdade tudo o que lhes dissemos, o orgulho que temos de vocês diante de Tito também mostrou-se verdadeiro.
15) E a afeição dele por vocês fica maior ainda, quando lembra que todos vocês foram obedientes, recebendo-o com temor e tremor.
16) Alegro-me por poder ter plena confiança em vocês.
Podemos ver o amor de Paulo nessas palavras, parece que ele havia sido duro em sua carta (1Co). Ele os exortou sobre diversos assuntos, como divisão, partidarismo, lascívia entre outros Mas ele ficou feliz em ver os frutos que essa carta havia produzido na igreja e também aliviado. As vezes "passamos a mão" na cabeça das pessoas ao invés de exortá-las em amor. Porque ficamos com medo de entristecê-las. Mas devemos fazer como Paulo. Ele deve ter ficado apreensivo por causa da tristeza produzida pela carta, mas logo viu que era algo "do Espírito".
2 Tm 2:25) Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade
2 Pe 3: 9) O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Vamos deixar que o Espírito sonde nossos corações diariamente, para que possamos viver uma vida limpa diante Dele e dos homens.
Paz para teu coração
Jorge Russo (Jorjão)
Ministério Trio